quinta-feira, 26 de março de 2009

Gothic Summer

Estes dias de calor intenso, remeteram-me para uma problemática com a qual nunca me tinha deparado, e aposto que vocês também não, “Como será ser gótico no verão?”.

Há vários factores que me levam a querer que a número de góticos por metro quadrado decresce substancialmente no verão, tais como:

Roupa preta – como diria a minha avó, toda a gente com estudos sabe que a roupa preta absorve o calor, pois o seu índice de reflexão é próximo de zero (sim, eu expliquei à minha avó o que era o índice de reflexão). Logo o gótico passará a ser um mini-forninho (e isto sim é achincalhar um gótico. “mini-forninho? Mas eu ouço HIM desde 97” diriam eles chateados).

Dr. Martinez – para quem não sabe estas são aquelas botas de biqueira de aço que duram uma vida. São pretas, pesadas para caraças e os atacadores tem 2 metros cada um. Talvez eu seja um gajo demasiado yo e por isto o uso de chinelas no verão me pareça o mais indicado, mas a verdade é que não sei como se transporta umas Dr. Martinez com 30 graus à sombra.

Pulseiras, anéis e afins – se seguirmos a hierarquia da igreja católica, em que Deus é o senhor, Jesus Cristo está à direita e o Espírito Santo completa a Santíssima Trindade. Podemos dizer que se Deus quisesse que andássemos atulhados de bijutaria tinha-nos posto a mesma à nascença. A bijutaria faz calor, magoa e sinceramente não ajuda quem realmente quer trabalhar.

Maquilhagem – é mais que sabido que a maquilhagem com o calor, nomeadamente com o suor, se começa a deteriorar. Além de incómodo, pois a maquilhagem (ouvi dizer) faz comichão, o gótico poderá passar a ser um palhaço ou até um Emo.

Curiosidades

O Emo não é mais que um gótico que pinta o cabelo às cores e se permite vestir uma camisola de cor (isto apenas se o vocalista dos Tokio Hotel o fizer).

Emo é diminutivo de Emocore que por sua vez é abreviatura de Emotional Hardcore e ao que parece é um género musical.

Love metal é o estilo de música dos HIM que têm como influência Heavy metal e o Rock gótico.

Eu ainda sou do tempo em que só existiam seis géneros musicais: Jazz, Pop, Rock, Música clássica, Country e Alternativa.

Alternativa era o género de música onde se incluía tudo o que não se incluía nos outros.

Alternativa era o que dizíamos às miúdas que ouvia-mos, só para as impressionar.

16 comentários:

Nando disse...

Interessante! Já me ocorreu esse tipo de analogias... preto + sol = temperatura do corpo a rondar o estado febril.

Anónimo disse...

Permite-me acrescentar apenas que as Dr. Martens fazem também parte do chamado uniforme lésbico, juntamente com as camisas de flanela dos tempos áureos do grunge.

Góticos lol

Nando disse...

Uniforme lésbico? Epa essa não sabia. Não tenho amigos(as) homossexuais (as far as I know, o Jorge às vezes deixa-me duvidoso..), logo também não estou muito por dentro dessas mariquices! Aprende-se todos os dias.
Ah e quanto às camisas de flanela, que eu tanto gosto de ver no grande Eddie Vedder, já faz parte digamos, informo vossa excelência que não há o perigo de morrer de calor com o seu uso. Podes sempre desapertar os botões...

Anónimo disse...

Caro Nando

Esse "podes sempre desapertar os botões" parece implicar que eu sou lésbica. Não que não preferisse sê-lo, mas como não sou agradeço que não se refira à minha pessoa nesses termos.
Mas sim, uniforme lésbico =P Há até um episódio do Family Guy em que o Stewie fala disso.

Cumprimentos,
Lothlorien

Nando disse...

Não sinhora! O desapertar dos botões era tão somente para refrescar do calor e não tinha qualquer comentário de cariz sexual. Eu pretendia apenas dizer que ao contrário do uniforme gótico/metaleiro/whatever, em que se morre de calor como Jorge refere (e bem!) no seu post, uma camisa é mais tunning e permite entradas de ar, coisa que esses góticos/metaleiros/whatever não possuem nas suas vestimentas. Peço desculpa pela imprecisão da minha escrita! Quanto ao uniforme lésbico ser refenciado pelo Stewie, confesso (muito envergonhado) que não me lembro dessa cena. A não ser que estejam em episódios posteriores à quinta temporada. Por motivos que não consigo explicar porquê, não continuei o seu visionamento quando voltou ao ar. É um erro crasso, ao qual eu peço desculpa, não só a vossa excelência, como ao mundo inteiro!

ZicKroft disse...

Pá, isto está a ficar feio.
Nando não te devias meter com a inquisição (mesmo que tenhas razão). Prima devias saber menos coisas sobre lésbicas e mais coisas sobre lenhadores de barbas rijas, assustas-me.

Anónimo disse...

Não gosto de barba e muito menos de lenhadores. Além disso, se eu não soubesse tanta coisa sobre lésbicas, como é que vocês iam ficar a saber? Pois é, eu sou a vossa wikipédia lesbiana!
Nando, aconselho-te a seguir o conselho do meu primo e a não te meteres comigo, a inquisição portanto, como aliás já tive a oportunidade de lhe transmitir pessoalmente. Don't mess with me ou arrepender-te-ás. Fora isso, sou uma fofa :D

Sem mais a acrescentar de momento,

os melhores cumprimentos

Lothlorien

Fábio disse...

Post interessante!

Ja tinha pensado nisso... Será que não ha nenhum criador de roupa/custureiro/a de roupa pa metaleiros que crie uma linha com tecidos mais frescos e mais curtos? colares e pulseiras que refresquem?
se ninguem se lembrou disto, é uma industria a explorar!

Ja agora olhem esta ideia fantástica http://onossofestivaldeverao.blogs.sapo.pt/
abreijos =P

Nando disse...

Eu já disse à senhora dona Inquisição, que esta mesma instituição já foi destronada uma vez na história, ou seja, uma segunda vez também é possível. Portanto, nem um arrepio na espinha de medo tive ao ler a sua ameaça.

Jorge, a ideia já está em fase muito avançada, vê lá se começas a falar com as pessoas, tipo eu...

Anónimo disse...

Que ideia está em fase avançada? Hmm, hmm?

Esta inquisição é forte onde a outra falhou. Esta inquisição não mata e é tolerante. Esta inquisição é apenas manipuladora, mas discreta. Esta inquisição é o máximo :D

FC disse...

A ideia de eliminar a Inquisição, recorrendo a métodos dexterianos. Estava a dizer que já todos contribuimos com material, há excepção do Jorge, que está a faltar aos pagamentos e ainda preciso de uma serra eléctrica.
Ups, já falei mais do que devia.
Jorge, já temos dia, local (não era possível no local previamente avançado) e alguns nomes para anunciar. Não comeces a trabalhar não. Depois hás-de querer ir comer uma sandes de borla e levas com a conta em cima que te lixas!
Por fim, deixo uma palavra de apreço à Inquisição, espero que tenha percebido que se tratava apenas de uma piada! Se não percebeu, quer dizer que facilmente ganharei em todos os duelos que fizer com vossa excelência.

Ninja! disse...

Hehe, acho que realmente focaste os pontos principais, não há dúvida... :P Gostei bastante! =)

Nando disse...

Isto dos log in automáticos tem coisa que se lhe diga...

Anónimo disse...

Já percebi, sô Nando, já percebi... E Javardo é muito mais fixe, condiz contigo :D

Inês * disse...

a maquilhagem não faz comichão... =P

Anónimo disse...

Nunca ouviste dizer que "Quem tem brio não tem frio"?
Se calhar, podemos aplicar este ditado aos góticos no Verão (com alguns ajustes).
E será que a aparência é assim tão importante?
Podemos vestir-nos de preto, azul, amarelo... Mas, no fundo, o que conta é a essência de cada um, que está por baixo de tudo isso e que cada um exprime à sua maneira.