quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Ser Tvhólico, segundo JOrge Ribeiro

Olá a todos, o meu nome é Jorge Ribeiro e sou TVhólico.

Tudo começou há uns meses, eu estava em casa, sentia-me sozinho, precisava de fazer algo e então experimentei.

Pensei, bem, uma vez não são vezes e não há-de fazer mal, é só para ver como funciona e depois paro. Infelizmente as coisas não foram assim, a partir daí começou a ser uma coisa banal, mas controlada, pensava eu, todos os dias à noite voltava a faze-lo.

As coisas pioraram e neste momento, eu simplesmente quando tenho 5 minutos volto à sala, sento me no sofá e ligo-a, seja de manhã, seja de tarde, sábado ou domingo, é indiferente, já é mais forte do que eu.

(…)

Eu descobri que sou TVhólico, porque acho que quando um Homem de 23 anos, sabe o refrão da Ilha das cores, sabe o nome de todas as séries que dão na FOX e vê todos os dias os Simpsons mesmo que estes sejam repetidos pela sétima vez, das duas uma, ou sou TVhólico ou sou atrasado mental.

(,,,)

Decidi contar ao mundo, porque acho que devem existir por esse mundo fora pessoas na mesma situação que eu, pessoas até ás quais eu mando desde já um grande abraço e aproveito para perguntar se não tem qualquer informação/documentário/episodio novo de Lost.


Pois é, hoje vim aqui para vos falar do que é ser TVhólico. E acho que é fundamental começarmos por perceber uma coisa, ser TVhólico não é ver muita televisão, a isso chama-se, não ter nada que fazer.

Portanto, para mim há 3 conceitos distintos que se confundem e que muitas pessoas associam a ser TVhólico, e passo a enunciar:

- Uma pessoa que tenha visto todos os Big Brothers, as Quintas das Celebridades, conheça as novelas da TVI, e delire com o Manuel Luís Goucha, não é TVhólica, é uma pessoa sem vida própria que defende a Estrelinha, apesar de ela ser uma fora da lei, encara os problemas das telenovelas como se fossem da sua própria vida e até faz comentários sobre as personagens, como por exemplo; “Este homem é uma besta! A tua mulher não te chega não, coitadinha!”.

- As pessoas que acordam ás 9 da manhã, vêem a praça da alegria, depois o telejornal, e por fim as tardes da Júlia, ou tentam ganhar dinheiro no Dominó. Esses são os que eu chamo carinhosamente de velhinhos e esses infelizmente não têm mesmo mais nada que fazer.

- Por fim temos aqueles que eu considero os verdadeiros TVhólicos.

Ser Tvhólico é, passar pela televisão e não conseguir ignorar que ela ali está. O TVhólico não faz o tradicional Zapping, o TVhólico tem no máximo 10 canais escolhidos por ordem de preferência.

Ser TVhólico é começar a ver um Parental Controls por brincadeira e não conseguir descolar até saber a qual delas ele vai chamar Vaca e a qual delas ele vai dar o beijo, apesar de toda a gente saber que aquilo uma farsa. Ser TVhólico é ver a RTP memória. Ser TVhólico é seguir no mínimo 3 séries, mas ter pleno conhecimento do enredo de 10. Ser TVhólico é chorar quando a Gray chora, vibrar quando o Jack cria um novo plano para sair da ilha, tratar o House por tu, chamar-lhe besta quando ele é arrogante, e dignifica-lo quando ele cura uma pessoa. Ser TVhólico é ver programas mesmo parvos e sem interesse nenhum, mas mesmo assim estar ali sentado, colado, à espera que algo aconteça.

(…)

A coisa mais parva que eu já vi como TVhólico por acaso foi ontem, estive mais de meia hora a ver um programa supostamente religioso que um brasileiro apresentava, e basicamente aquilo era assim, se querias ter sucesso a nível económico ias a umas missas que eles davam ás segundas e pronto, até teve um testemunho, que era um senhor que era pobre e bêbado e depois foi aquela igreja e ficou rico e tem duas lindas filhas.

(…)

Aquilo que eu mais gosto de ver na televisão Portuguesa…pergunta difícil essa. Onde eu me sinto mesmo TVhólico é quando vejo a Ilha das cores, sem duvidas um dos meus preferidos, e os Malucos do Riso.

E foi mais um Post.

Zickrabraço

Scolari: O Jorge Ribeiro fez isso. Essa porcaria. E o Ruim sou eu? O Burro sou eu?

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu comecei a ver a Ilha das Cores este verão e desde então não deixo de cantarolar a sua fantástica banda sonora:s
Serei eu mais uma TVhólica???
Se calhar preciso de ajuda...:o