quinta-feira, 19 de outubro de 2006

"Grandes POrtugueses - Act. I"

Boas,

Como os nossos acompanhantes mais assíduos sabem, este Blog dá uma certa relevância à cultura. Como para nós a educação é um dos pontos fortes da evolução, hoje (e quem sabe nos próximos posts) vimos aqui falar de um programa que todos conhecemos, quanto mais num seja pelo bombardeamento publicitário que tem sido feito nas Rádios e televisões do Grupo RDP. Vimos então falar dos “Grandes Portugueses”, programa este, que como todos os últimos que tem entrado nas nossas televisões, é adaptado de outro pais, neste caso de Inglaterra (do “Great Britons”), posso-vos já adiantar que a Princesa Diana acarretou um humilde 3º lugar, ficando ainda assim à frente de míticos nomes tais como, william Shakespeare, Isaac Newton e John Lennon.

Admito que ao princípio fiquei um bocado apreensivo em relação a este programa e cheguei a pensar; “mas que? Vamos aqui comparar a Rosa Mota ao Vasco da Gama? É impossível um ia de Caravela e outro a correr (piada infeliz..)”, mas pensem comigo, num soa um bocado estúpido no extremo da loucura, comparar o D. Afonso Henrriques ao Luís Figo? Claro que soa!

“Então porque apoiar este programa Jorge Emanuel?” Perguntam vocês.

Ok, eu dei-me ao trabalho de consultar o site < http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/grandesportugueses/index.php >, e depois de uma pequena vista de olhos, vi-me obrigado a concordar com o carácter deste programa, e dizer mesmo que está a milhas de qualquer programa infeliz da TVI. A ideia deste programa é relembrar a história do nosso país, homenagear nomes que foram esquecidos, e até elogiar “lendas vivas” que todos os dias enaltecem o nome do nosso país por esse mundo fora.

Para quem não sabe, serão escolhidos 10 “Grandes Portugueses”até ao final deste mês pelo povo Português. Depois haverá uma espécie de grande finalíssima, onde pessoas credíveis tais como o Professor Marcelo Rebelo de Sousa (suponho) debateram quem será o “maior” dos grandes Portugueses.

Irá também existir um camião TIR (dos grandes) que andará pelas terras de D. Afonso Henriques, a promover o programa ás criancinhas do Primeiro ciclo. Só é pena é no meu tempo não existir nada disto, a máxima loucura que fizemos foi ir ao Jardim zoológico de Lisboa onde descobri que existe um animal muito parecido com o Zickr mas mais inteligente e a que todos chamavam Chimpanzé.

Sem mais nada de momento, espero voltar brevemente e falar de alguns candidatos a este prémio, “O maior português de Sempre”.

Antes de terminar, queria só dizer que estamos a fazer um abaixo-assinado para que o Cláudio Ramos seja convidado para comentar as roupas e as vidas sociais dos candidatos, deixem a vossa assinatura em coment.

Abraços cordeais dos Zickrs.
(ah!..eu sei que parece, mas a RTP num me pagou para fazer isto, infelizmente...)

1 comentário:

Anónimo disse...

fernando capela! assino para o claudio ramos ir é pro c******!!! a partir do momento em k palhaxos destes entram na TV... ta td dito da kualidade dexe programa! mas isto sou eu a dixer...