terça-feira, 18 de abril de 2006

ZickrA (meados do séc. XVIII)

Zickralhada voltamos, e com a barriga bem cheia.

Bem, começando por pôr a ramboia de lado e falando um bocadinho a sério.

Como li algures por ai; “A religião é como a linguagem, ou como a maneira de vestir. Somos atraídos para as práticas em que fomos educados”, “..sermos cristãos ou muçulmanos depende apenas do lugar onde nascemos..”, “..no fundo andamos todos à procura da verdade, uma verdade maior do que nós.”.

Para começar, Santas Páscoas para todos os que acompanham este Blog (que devem ser umas 3 pessoas..).

Ora, como já devem ter reparado hoje estamos aqui para falar da Páscoa, essa ‘festa’ cristã celebrada em milhares de lares Portugueses.

Vamos vos mostrar como funciona uma Páscoa Zickriana (ZickrA).

Este evento não foge muito à Páscoa comum (cristã), existe na mesma um senhor que diz aleluia, existe outro que recebe o dinheiro e ainda existem uns miúdos que possuem umas campainhas, também existe muito beber e muito comer. E é neste ultimo ponto que se centra a nossa ‘festa’.

Não sendo o zickrianismo uma religião centrada no cristianismo, pois pecamos (eu sei que vocês pensavam que não!), e muito, temos muitos costumes católicos, pois relembrando o que li, praticamos aquilo a que fomos educados.

Mas centrando-nos no tema, a Páscoa ZickrA (nome dado pelos nossos antepassados, meados do séc. XVIII), é um evento que começa no sábado santo. Depois da hora da ceia, todos os zickrs se reúnem e começam a celebração pascal.

Este ano, como num podia ser de outra forma, os zickrs, acompanhados pelas suas belas amigas Pocahontas, Barbie e Capela dirigiram-se à Catedral (Estação da Luz), onde passaram uma bela noite ao som do cada vez maior; ‘Pekas’ (Dj. Gonzaga).

Tendo em conta que para um Zickr nada esta em primeiro lugar, ou seja tudo merece o nosso respeito, logo existe tempo para tudo. No domingo, bem cedinho todos os Zickrs almoçaram com as suas famílias, onde se ‘empamturam’ de comida até ao esófago. Após isto, e como não podia deixar de ser, todos os zickrs se voltaram a juntar, para continuar com a ZickrA. Desta vez acompanhados pela Barbie, capelas e alguns amigos mais ébrios (Neto, vamos à pesca..?) e pelo Sôr Roberto Moura.

Basicamente o que se passa nesta tarde não é mais nem menos, que visitar o número máximo de casas possível, e comer o máximo possível. Os manjares mais apetecidos são o Camarão e os Ovos moles acompanhados ou pelos whiskies ou pelos vinhos da mais vasta variedade.

Isto não é mais nem menos que a ZickrA. Sem dúvida que o mais importante é mesmo o convívio, mas deixo uma palavra de apreço aos Camarões, que sem eles a tarde não era a mesma.

Acho que devo também fazer aqui referência; à broa frita da mãe do Zickreft, aos camarões do Zickraft que pouco faltava para pesarem quilo e meio cada um, ao grandioso Dj que é o pai do Neto, aos rissóis da dona Clara (Mãe do zickrift), ao bolo de chocolate da Capela e a toda a gente que faz da Páscoa o que ela é!

Moral da Historia: O mais importante, é que haja muito convívio acompanhado de camarões, pois assim podemos por ideais religiosos para trás das costas.

Fim da Historia.

Quero só deixar aqui Props pró pessoal da Arieira e pra gera da Porto Gonçalo.

E um abarco especial pró MC PipeZé, pra Dj. Catareca e pra todos os grafiteres que fazem este grande cenário.

Sem mais nada de momento, cumprimentos Zickrianos e sim aceitamos convites para qualquer tipo de Páscoa que se realize no próximo domingo. Aleluia, aleluia.

4 comentários:

Dani Alves disse...

Peço desculpa, mas vejo-me incluída nos Props pa gera da Porto gonçalo :d E desde já gostaria de aqui deixar o meu muito obrigado, por mim e pela minha irmã (pocahontas) que julgo desconhecer este post (eu prometo que lhe mostro).
Ah! e quanto à páscoa do proximo domingo, não sendo 'moradora', mas como 'sempre presente' , a serra estará em festa :p cheira-me que a steph não se importará, nem tão pouco a juh :p * beijooo

Anónimo disse...

Epa, eu tb tenho de ser incluída nos props pa gera da POrto Gonçalo. Lo siento, mas tb lá estou, mesmo que ñ me queiram lá :P

ZicKroft disse...

Primaça...estas sempre incluindo em tudo! e mais..fostes embora sem me dar um beijo..:(

Anónimo disse...

Q se passou ? Vocês morreram todos?? Ou é mesmo a semana académica ?