segunda-feira, 10 de abril de 2006

SLB

Finalmente e pela primeira vez, vimos por este meio, ou seja, através do nosso Blog, falar sobre essa grande instituição, que é o SLB. Por isso, se és vermelho por dentro ou apenas um grande amante do desporto Rei, aconselho-te a ler isto e a dar a tua opinião.

Posso-vos dizer que ponderamos muito bem se devíamos fazer um ‘post’ sobre o maior clube Europeu, mas depois do que se passou hoje, acho que é inevitável.

Perante um Marítimo fraquinho, aliás, bem fraquinho, vimos um Benfica pouco à vontade nas tarefas ofensivas. Num jogo em que o Marítimo apenas chegou à baliza do Benfica muito pouco mais vezes que os dois golos. O Benfica apenas ‘sacou’ o empate, e e bem arrancadinho.

Ora aqui esta o problema, a culpa tem de ser de alguém, e como é costume, é mais fácil despedir o treinador que 11 jogadores de campo. Mas hoje, agora e aqui, vamos tentar perceber quais os problemas do Benfica esta época, e tentar de uma forma pacifica descobrir culpados para o fracasso.

Podemos começar por aquilo que alguns além fronteiras chamam de ‘o mágico’, fala-vos do Marcelo Moretto. Ó meus caros amigos espanhóis, é fácil perceber que vocês num vêem a liga Portuguesa, onde é que tá a magia do Moretto? Magia é o que o Mister Ronald Koeman consegue fazer, tendo dois óptimos guarda redes no banco e pondo o mais fraquinho em campo, isso sim é magia Eu sinceramente, chego a pensar que o Rui Néreu com mais alguma confianaça seria melhor opção. Sobre o ‘fenomeno’ Moretto nem vale a pena falar mais, acho que todos (menos o koeman) tem olhinhos na cara.

Este caso só é comparado a um em Portugal, que é o do grandioso Beto. Por amor de Deus, usar o Beto num sistema de 3 médios centros, quando o adversário é mais forte e começa a pressionar, nem é mal visto, agora, chegar a deixar o miúdo maravilha no banco, Manuel Fernandes, em prol do ‘tecnicista’ Beto, que nem um passe de 3 metros rasteiro sabe fazer.

Foram pormenores como estes, que foram deixando o Benfica afundar-se, mas há mais, não tão gritantes mas também importantes para a estrutura da equipa. Por exemplo, o Geovanni a jogar como extremo direito é uma nódoa, e já toda a gente viu isso, o Geovanni é um jogador tecnicamente muito bom, e posiciona-se muito bem no ataque, só que um extremo tem que correr e quando é preciso vir buscar a bola atrás. Deixem-no jogar a ponta de lança, até mostra outro ânimo em campo quando o faz.

Isto leva me, a outro problema, o magnifico Nuno Gomes, ora parece-me que a cada lesão que ele tem, os adeptos do Benfica até andam mais felizes, e tecem comentários com um sorriso nos lábios, como por exemplo este “ ipaa, sabias que esta semana o Nuno Gomes num joga?...ate vamos ter ponta de lança em campo”. Admito que ele tecnicamente é bom jogador, mas falta lhe a rapidez de decisão e o poder de recepção de bola do Micoli. No tipo de jogo que o Benfica pratica é importante um homem, que consiga receber bolas bombardeadas, num metro quadrado.

Discutiremos agora a posição do Mantorras, ó meus caros colegas adeptos, o Mantorras num é um Deus nem resolve nada, simplesmente é um jogador com alguns atributos físicos que é posto em campo para destruir defesas mais fechadas (como aconteceu hoje com o Maritimo). Agora tecnicamente, ui!! chego achar que o Ricardo Rocha é melhor.

Na minha humile opinião, o plantel do Benfica, ate é um bom plantel, é completo a defesa é muito boa, o meio campo defensivo é óptimo. O problema prende-se aos jogadores que não rendem e que o deviam fazer, como são os casos; do Karagounis, que está longe de ser um bom numero 10 e não faz mais que entrar em campo com um entusiasmo fantástico que perde passado 20 minutos de lá estar; do Laurent Robert, que no meu entender me parece bom jogador mas joga apenas para cumprir calendário; do pobre Marcel, que nem oportunidades teve ainda; da baixa de forma do Nelson, que parece que desaprendeu o que sabia; e de uns dias menos bons que o Simão Sabrosa possa ter.

Mas ok, temos que saber dar valor ao que é bom, e podemos começar pelo Luisão, que esta época merece um lugar de destaque, porque tem sido diria eu perfeito, óptimo posicionamento, calma em campo, falta lhe apenas rapidez, mas esta é compensada pela garra e empenho do Ricardo Rocha que vai tendo umas oportunidades. Sobre o Léo num há muito a dizer, ele está em todo o lado, deve fazer kms. Temos depois no meio campo, o ‘Puto Maravilha’, Manuel Fernandes, além de muita garra e empenho, consegue sair com a bola jogável, ou seja, é o verdadeiro médio centro. Isto completado com atitude defensiva de Petit, torna um meio campo forte. Sobre o ataque, a única referência que me vêem à cabeça, é o Simão Sabrosa, visto que pelas outras posições já lá passaram tantos jogadores.

Não podia acabar esta minha ‘critica’, sem uma referência à teimosia do Mister Ronald Koeman. Ás vezes fazia-lhe bem render-se aos factos.

E deixar uma palavra para com o Sir José Veiga, pelo amor de Deus, se houver próxima, faz contrataçoes que tragam mais benefícios ao Benfica do que a ti.

Sem mais nada de momento, queria só fundar um movimento, e este movimento tem como objectivo ajudar o senhor Scolari abrir os olhos e convocar o Ricardo Rocha e o Manuel Fernandes para o mundial.

Sem comentários: