sábado, 11 de abril de 2009

Best Portuguese Band

E porque as melhores ideias surgem sempre nas conversas de café. E porque eu sou claramente uma pessoa sem vida, ou com alguma mas sem vontade de a exercer. Vou aqui lançar mais uma discussão (fórum como lhe chamam os geeks) iniciada numa mesa do cine.

Qual a melhor banda portuguesa de sempre?

Sinto-me dividido entre Ornatos Violeta e Silence Four

Nota: De modo a garantir o nível intelectual desta discussão terei de impor algumas regras: não é permitido escolher bandas que se formaram em novelas da TVI nem bandas começados por Del e acabadas em fins.

20 comentários:

Bárbara disse...

Só uma não consigo...
Não sei se estas são as melhores, mas as que mais gosto:

-> The Legendary Tigerman
(e ainda por cima é uma
banda de um homem só)
-> Ornatos Violeta
-> Pluto
-> The Gift
-> Linda Martini

FC disse...

Pedes coisas difíceis.. É complicado escolher uma. Os Ornatos Violeta sem dúvida que é uma das escolhas cimeiras, mas Blasted Mechanism e Blind Zero também tem de o ser. Primeiro, porque ainda cá andam e consolidaram a sua posição de banda de culto. A experiência dos anos está lá e é impossível não gostar deles. Não conheço ninguém (e quando digo ninguém, refiro-me a pessoas que ouvem música e não ruídos esquisitos) que não goste destas bandas. Os Ornatos e os Silence 4 morreram muito cedo (infelizmente). Salvo erro ambos fizeram apenas dois álbuns, o que é pouco para avaliar toda uma carreira. Não consigo dizer qual a mais melhor das melhores boas melhores bandas, mas seguramente num Top10, estas 4 ocuparam as primeiras posições, numa ordem da qual eu não consigo atribuir. Ah e mesmo os Moonspell, que apesar de ser muito hardcore para mim o que não faz de mim um fã, mas reconheço que é a banda portuguesa mais bem sucedida internacionalmente, portanto também merecem uma nota de destaque.
Armando-me em visionário, destaco aqueles que podem vir a ser no futuro a melhor banda nacional: Peixe:Avião. É brutal, qualidade de som impecável. Tem potencial para chegarem a número 1, espero que o aproveitem.

ZiCkRuFt disse...

Madredeus


Não vos esqueceis da "escola velha" para os vossos top's que, para além de Blind Zero, compreende GNR, Xutos e Pontapés e Clã, por exemplo. Os senhores que optaram pelo nome deles para criar uma banda também podem entrar à discussão? Jorge Palma e Rui Veloso são permitidos? :P

Fala-se da melhor banda portuguesa de sempre e não da que mais gostamos, daí o meu voto nos Madredeus pela alta qualidade, estilo, originalidade e representação no estrangeiro.

Mas olhos bem abertos em Deolinda, Peixe:avião, Blasted Mechanism, Wraygunn e claro dos claros Linda Martini :D


P.S - Posso dizer que ultimamente ando muito orgulhoso das nossas bandas nacionais. Muito bom gosto e originalidade tem surgido.

P.S. 2 - Subscrevo o desabafo de que Ornatos Violeta e Silence4 tiveram um fim prematuro. Contudo, sabe-se lá se não foi melhor assim?

Roios disse...

Já leio este blog há algum tempo e este é o meu primeiro comentário.
Best Portuguese Band...
Não é facil escolher não, principalmente se não é permitido dizer D'zart.
Mas acho que Xutos e Pontapés são sem dúvida alguma, a Best Portuguese Band ever!!!

Claro que há outros nomes que estão lá perto e que não devem ser esquecidos.
Os Blasted que ja ganharam muitos prémios e que criaram um estilo único no mundo!
Os Ornatos que também são muito bons.
O David Fonseca (ou silence4 como preferirem) tem um estilo muito bom.
Jorge Palma, apesar de todos os concertos ele estar mais bêbado e mocado que sei lá o que, é grande!
Tara Perdida estão a descair mas já foram muito bons!
Um nome pouco aclamado em Portugal mas muito requisitado no estrangeiro...Moonspell \m/
Também chamo a atenção para Tony Carreira e Buraka que já encheram muitos pavilhões grandes e/ou ganharam muitos prémios. Mas deixem-me esclarecer uma coisa, não gosto de nenhum deles xD
Mariza,Rui Veloso, Despe e Siga....

Não é facil escolher não...
Mas, resumindo concluindo e parando de divagar, o meu voto vai para os trintões Xutos e Pontapés <3 xD

Fábio disse...

Boas

questão muito dificil... mas sem dúvida que algumas das melhores Bandas Portuguesas/Músicos de sempre são:
-Ornatos Violeta
-Silence 4
-Xutos e Pontapés
-Carlos Paião
-António Variações
estes para mim marcaram a música Portuguesa.
Temos tambem imensas bandas que poderão a vir fazer o mesmo
-Blasted Mechanism
-Linda Martini
-Peixe:Avião
entre outras..
Uma coisa é certa há muito tempo que não era criada tanta música com qualidade em Portugal como nos ultimos tempos! Têm surgido boas bandas Portuguesas com muita frequência!
Esperemos que continue! ;)

ZicKroft disse...

Ok tenho de começar por dizer que não era meu objectivo avaliar a qualidade técnica das bandas porque sou bastante fraco musicalmente. Mas, fiquei surpreendido com as vossas respostas e admito que a Old School merece todo o respeito pois se calhar singrou numa altura de menos oportunidades.

As minhas escolhas foram feitas tendo em conta que são duas bandas que desde que as conheço ficaram. Sim, eu continuo a ouvir Silence4 e Ornatos. Enquanto que outras, ainda que admire, não ficaram.

Claro está que há grandes nomes que não podem ser esquecidos: Jorge Palma, Rui Veloso e Sérgio Godinho, etc.

Isto é uma resposta pessoal, não querendo atribuir prémios de carreira.

Concordo que se, tanto Ornatos como Silence4 ainda existissem poderiam ter perdido a sua espectacularidade. Mas isso é como tudo, ás vezes quanto menos se revela melhor. São álbuns muito intensos.

Continuem, ainda vamos descobrir qual a melhor banda portuguesa de sempre.

iKátia disse...

Neste momento e sem dúvida, para mim a melhor banda portuguesa é Oioai.
Uma banda relativamente recente, com bons sons e viciantes.
Mas não é para todos.
=D

FC disse...

Epa como o tema é bandas, só pensei mesmo em bandas e não em projectos a solo, como Jorge Palma, etc.
Não escolham é Xutos & Pontapés por favor... De resto, todos os nomes que se juntaram à discussão pelo Zickruft, Zickroft e Fábio merecem a minha palavra de apreço, apesar de continuar a preferir as minhas 4 opções iniciais: Ornatos, Blind Zero, Blasted e Silence 4. Isto, claro está, só falando de bandas...

Mari Jones disse...

O meu voto vai para Ornatos, sem dúvida!
No entanto não posso deixar de salientar nomes já falados, como Linda martini, Xutos e GNR.
Mas também tenho que lembrar-vos do grande Pedro Abrunhosa:D

ZicKroft disse...

Contínuo surpreendido com a cultura musical do círculo de leitores deste Blog, ouve-se boa música por aqui.

Duas notas:

- Nando compreendo a tua posição, mas há que respeitar a carreira dos Xutos nos bons e nos maus momentos.
- Pá só mesmo as Dunas é que safam os GNR, isto porque são apenas 4 acordes. Não consigo gostar dele (Rui Reininho).
- Oioai é muito bom, estava com medo de meter o nome deles para o barulho, mas a Cátia fé-lo por mim e eu apoio-a. Ainda que ache que eles já não vão dar mais nada.
- Pedro Abrunhosa é um grande letrista e compositor, mas músico acho que não.

Se começarmos a contabilizar os votos parece-me que Ornatos está na frente.

E pronto, conseguimos criar um fórum como os geeks, agora é só fazermos jantas.

Escudeiro disse...

Eu voto Ornatos, Despe e Siga e Ala dos Namorados!

Eu sei que é estranho votar na banda mais máscula e na mais maricas do país, mas é a vida!
Não posso deixar, no entanto, de referir outras grandes coisas que se fazem dentro destas fronteiras:

Sérgio Godinho
José Mário Branco
Jorge Palma
Clã - A banda com os melhores trabalhos musicais do país, mas, para estragar tudo, tem uma música de nome "Sopro do Coração", não podendo assim ser premiada com louvor algum.
Gaiteiros de Lisboa
Brigada Vitor Jara
Teresa Salgueiro - Pelo trabalho nos Madredeus, mas, principalmente, pelos vários álbuns a solo.
Maria João

Tari disse...

Boas!

Bem, dessas opções sem sombra de dúvidas que voto Ornatos.

Quanto às restantes possibilidades acrescento You Should Go Ahead, Balla e J. P. Simões (obrigatório).

Vim estragar aqui a onda mais comercial, sou uma chunga, eu sei :P

Professora de...tens 6 tentativas para adivinhares e nem que te desse 10, muito provavelmente não irias acertar...ehehehe

Beijinhos grds**

Anónimo disse...

Então e os Ban, de um João Loureiro pré-direcção desportiva? Hmmm? Ai crianças, crianças...

ZicKroft disse...

Tari

Antes demais queria só dizer que o JP Simões emigrou para o Brasil, vivendo lá bastantes anos, logo é como o Deco da música Portuguesa.

Depois parece-me que tanto Linda Martini como Blind Zero, assim bem como outras bandas que aqui foram ditas, sem bem menos comerciais que Balla ou JP Simões.

ZicKroft disse...

Foi aqui esquecido um nome que eu não quero que fique para trás. Falo de Boitezuleika e foi me relembrado pelo Zickruft.
Lá está mais uma banda com apenas um álbum, mas muito intenso, grandes letras.

Anónimo disse...

Sem dúvida que os Ornatos levarão o meu voto. Sempre tive uma adoração especial por eles.

Não darei mais nomes pois a pergunta não é "Qual a melhor banda portuguesa de sempre e as outras que também gostam?"... -_-'

Um ZicKrabraço,
ZicKreft.


P.S.: O meu login e a minha pass ficaram esquecidos no tempo... Não me lembro mesmo.

Ninja! disse...

Para mim, Xutos e Pontapés, sem dúvida.

Tari disse...

Eu sei que emigrou mas não foi por muito tempo e foi com o intuito de enriquecer os seus horizontes, já bastante culturais, especialmente o musical.

Quanto a Linda Martini confesso que seja menos comercial mas Blind Zero nem por sombras. E não me refiro ao estilo musical mas a bandas que as pessoas, no geral, ouvem menos. E quando me referi à onda comercial, falei com base na maioria das bandas que vi escritas nos comentários e não em nenhuma em específico.

Também gosto muito de X-Wife e de Woman in Panic (do vocalista de You Should Go Ahead). A Rita Redshoes e Minta também vêm oferecer muito à música portuguesa.

Mas sim, no geral, todos aqui do "fórum" parecem ouvir boa música ;)

Beijinhos**

João disse...

Nunca percebi o estigma "Delfins". Parece que está na moda o bota-abaixo a esta banda. Acho que a moda nasceu mesmo na Antena 3.. enfim..

Para mim, eles foram sem dúvida, a melhor banda portuguesa entre 90 e 95.

ZicKroft disse...

João, partilho contigo a ideia de que existe uma conspiração contra os Delfins. Ao início também não entendia, até porque já gostei (já tive 14 anos, aliás todos tivemos), mas deixei-me levar, é tão fácil deitar a baixo.

Ah, e não é "bota-abaixo", mas sim "cultura de bota-baixismo" como diz o nosso chefe de estado Sócrates.